Sistema Online de Gestão de Consultórios Odontológicos


  Central de Atendimento : (62) 4016-8055

Imagem1

Como atrair pacientes medrosos e ansiosos?

Todos consultórios odontológicos afirmam ter um equipe atenciosa, capaz de oferecer um tratamento odontológico sem dor e de qualidade. Mas, essas afirmações por si só não são suficientes para atrair pacientes que sofrem medo, ansiedade ou pavor de tratamento dentário.

Estimativas indicam que mais de 130 milhões de pessoas nos Estados Unidos possuem algum nível de medo ou ansiedade ao tratamento odontológico. Essa tensão afeta diretamente os cuidados dentários, levando alguns a evitarem completamente   consultórios odontológicos durante anos ou décadas, procurando ajuda somente quando a dor, doenças gengivais ou a perda de dentes os obrigue a marcar uma consulta.

Nos últimos anos, o reconhecimento desse medo como um problema, produziu diversas melhoras na prática dentária. Nesse contexto, o marketing odontológico tem investido muito em propagandas de “atendimento sem dor”, no entanto, no geral essas afirmações não fizeram muito para aliviar o problema, e existe uma boa justificativa para isso.

Os pacientes não acreditam nessa afirmativa! E tudo isso porque pacientes temerosos ou ansiosos estão predispostos a desconfiar da equipe odontológica porque esses pacientes têm medo de serem feridos, envergonhados ou mesmo desfigurados durante o procedimento.

Quanto mais ansiedade ou medo um paciente possui, menos credível é o marketing de qualquer consultório odontológico. Não importa quão boa seja sua propaganda, o paciente medroso não “se apaixonará por isso”, mas ao invés disso processará essa informação de forma “com medo”.

Então, para ajudá-los nessa superação, existem duas boas soluções:

1)    Não diga, mostre:

Por mais estranho que possa parecer, pessoas com medo da tão famosa “ida ao dentista”, almejam de certa forma obter um tratamento odontológico.  Eles sabem que negar os cuidados relacionados a saúde bucal, fornece o risco de enfrentar uma situação mais grave no futuro. Assim, você pode usar isso em sua vantagem, fornecendo provas de que seu trabalho é confiável e por isso não há com o que se preocupar ou temer.

Uma boa saída são avaliações positivas em sites, pois podem ser boas provas sociais para seus clientes potenciais que enfrentam condições de medo e/ou ansiedade. Os comentários relacionados em aspectos positivos como, tratamento indolor ou como as pessoas se sentiram confortáveis em seu consultório, pode combater esses pensamentos temorosos e cativar esse grupo de pessoas.

No entanto, como mencionado acima, pessoas que sofrem com esse problema processam a informação de uma maneira que confirma o medo. Assim, comentários negativos terão um impacto extremamente potencial nesses indivíduos, portanto para que isso funcione, suas avaliações online devem ser extremamente positivas.

2)    Ofereça conforto:

O conforto é indispensável em qualquer situação, e nessa em questão pode ser uma ferramenta chave para te ajudar a acalmar seus pacientes. Que tal utilizar em seu consultório uma tintura clean, cobertores quentes, almofadas confortáveis, música ou televisão para proporcionar distração? Ahhh, e o mais importante…uma temperatura adequada faz toda a diferença, lembre-se de se certificar que seu paciente está se sentindo confortável com a temperatura do ambiente.

E não basta ter, enfatize! Não esqueça de enfatizar em seu marketing todos esses benefícios e   certifique-se de que suas secretárias abordam essas opções quando lidam com pacientes com medo.

Lute para alcançar esse público, persista! Afinal, não contribuirá somente para sua clínica, mas para o fim que você se comprometeu a zelar em sua prática, lutar para proporcionar uma melhor saúde bucal a população.

O que achou? Deixe o seu comentário.