Recepcionista

O que é necessário para se formar uma boa recepcionista?

Sabemos que a recepcionista é a primeira pessoa que o paciente vê ou ouve quando visita ou liga na sua clínica.

Ela não é somente responsável por ajudar pacientes que chegam e saem, mas também de manter agenda atualizada, recebimento de materiais de laboratórios, atender o telefone e outras atividades que ocorrem eventualmente, além de precisar ser uma pessoa envolvente e que deixe as pessoas à vontade.

Você dentista ou administrador de uma clínica odontológica deve se atentar a alguns fatores na entrevista, antes da contratação.

Experiência

Prefira candidatas que tenham experiência como recepcionista e/ou secretária, de preferência que tenham algum tipo de formação voltada a administração na área de saúde. Candidatas que tenham experiência com voluntariado em entidades e/ou eventos deverão receber atenção especial.

Personalidade

Tente identificar na entrevista a personalidade da candidata, veja se ela é amigável, flexível e atenciosa. São fatores muito importantes para uma recepcionista, lembrando que ela é a primeira pessoa que o paciente interage quando ele entra ou liga para o consultório.

Comunicação

Boa capacidade de comunicação escrita e verbal são pré-requisitos para uma boa recepcionista. Isso é extremamente importante, pois, além de todos os “malabarismos” que ela realiza no dia a dia, ela será um dos recursos de marketing.

Conhecimentos de informática

Economize tempo e dinheiro com a contratação de uma recepcionista que já tenha conhecimento de informática básica e esteja familiarizada com softwares de gestão. Isso o ajudará muito no seu dia a dia, pois os softwares otimizam as tarefas corriqueiras como fazer confirmação dos agendamentos, lembrar dos aniversariantes do mês, extrair relatórios financeiros, dentre outras.

Essas são algumas dicas extremante importantes que você deve checar antes de contratar uma recepcionista. Caso você já tenha uma recepcionista e anseia por melhores resultados, invista na sua funcionária, mostre o quanto ela é importante para todo o processo e o quanto ela precisa estar comprometida. Invista em cursos de capacitação profissional de acordo com o perfil da sua clínica, que também é o seu perfil.

E não se esqueça que a melhor forma de fazer tudo isso é pelo exemplo.

Até a próxima.

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