Manter os pacientes felizes deveria ser a prioridade número 1 de qualquer dentista, afinal, sem eles sua função não poderia ser exercida. Além disso, pacientes felizes têm mais propensão a recomendar seu trabalho para familiares e amigos. Então, as nossas sete dicas de hoje visam te auxiliar no desenvolvimento de um atendimento odontológico de qualidade e fazer a experiência dos seus pacientes memorável, para lhes proporcionar felicidade enquanto estão em seu consultório.
1) Lembre-se de quem são eles
Quando os compromissos aumentam e a agenda fica agitada, alguns consultórios no “corre-corre” diário acabam se esquecendo de seus pacientes e começam a adquirir o hábito de tratar os pacientes como “pastoreio de gado”, ou seja, aquela fila que passa e passa e que vira rotina diária, pacientes, apenas pacientes. Se você está nessa condição, é hora de rever seus conceitos, porque é óbvio que os pacientes começam a se sentir como só mais um na multidão, e ninguém, absolutamente ninguém quer ser apenas mais um. Todos gostamos de nos sentir amados e lembrados, e fomos feitos para nos comunicar, assim se você já nem se lembra do nome de seu paciente ou da última visita, é claro que ele se sentirá frustrado e desconfortável. Então, fixe essa dica em sua memória: Lembre-se de quem são eles! Caso o número de pacientes seja extenso demais, você pode escrever algumas notas sobre suas conversas no prontuário, para acompanhar da próxima vez que o paciente retornar. Pergunte coisas simples como por exemplo: como está a família, e as férias, e seu novo emprego… mostre sinceramente que se interessa e lembre-se que sorrisos são sempre bem-vindos, nada de ficar carrancudo enquanto conversa com seus pacientes, isso afasta qualquer um!
2) Facilite as formas de pagamentos
Nos dias atuais, a geração mais jovem está com tempo escasso e por isso estão cada vez mais adeptos aos pagamentos feitos de forma online, através de seus próprios smartphones. Assim, atualize suas formas de pagamento, saia apenas da zona do cheque e boletos, e crie formas online de pagar seus tratamentos através de seu website. Isso não só irá fazê-los mais felizes, como também irá lhe beneficiar, uma vez que eles poderão pagar mais rapidamente e melhorar seu fluxo de caixa.
3) Crie planos de adesão
Os planos de adesão são assinaturas mensais ou anuais que podem facilitar a vida dos pacientes que não possuem planos odontológicos. Você pode oferecer descontos e benefícios e criar diferentes tipos de planos, como: tratamento básico, tratamento avançado, estético, entre outros. A criação de planos de adesão demonstra que você se preocupa com os seus pacientes e também os faz ser extremamente leais ao seu trabalho, os fazendo felizes e fornecendo estabilidade para seu consultório, respectivamente.
4) Crie uma semana dos pacientes
Você pode se perguntar, como assim “semana do paciente”? É exatamente isso que você leu. Criar uma semana do paciente é ter uma semana para demostrar o quanto são importantes, e para isso você pode separar uma semana nas férias e escolher um tema, por exemplo: Tema do dia do amigo. Você pode decorar sua clínica com uma placa dizendo: “nós amamos nossos pacientes”, e fornecer um café da manhã, com chocolates, flores ou balões para as crianças. Alguns dentistas alugam cinema ou parques, e fornecem ingressos para seus pacientes passarem um dia com a equipe de trabalho do consultório. Pode parecer inicialmente um gasto, mas depois dessa vivência irão compartilhar com inúmeras pessoas, que poderão ser seus clientes potenciais.
5) Realize sorteios nas mídias sociais
Sem dúvida, sorteios e premiações são excelentes maneiras de animar seus pacientes e cativá-los a falar de sua clínica de uma maneira positiva. Assim, você pode criar sorteios a partir da divulgações em redes sociais, ahhh e os prêmios podem ser os mais diversos (ingressos de filmes, cartões de presente, etc). Depois do sorteio, não esqueça de tirar aquela foto do vencedor e divulgar em sua página, para estimular os outros pacientes. Com certeza, isso será um diferencial para sua empresa.
6) Follow-up
Se o dentista conseguir mandar uma mensagem para os pacientes mais graves para ver como estão se recuperando, eles certamente ficariam deslumbrados. Uma ligação ou mensagem da secretária já é algo interessante, mas pode dar a sensação de apenas um nome em uma longa lista de chamadas de rotina. Agora, se você como dentista conseguir enviar uma mensagem para seu paciente, isso fará o sentir que realmente se preocupa com seu bem-estar e criará um vínculo de fidelidade entre vocês.
7) Ofereça Wi-fi gratuita
Hoje em dia o wi-fi é a nova “revista” dos consultórios odontológicos, e é um grande serviço para seus pacientes. Enfrentar períodos de espera não são nada agradáveis e você pode oferecer wi-fi para seus pacientes navegar por suas redes sociais. Isso fará com que o tempo passe mais rápido e propiciará um maior conforto e felicidade enquanto aguardam atendimento.
Seguindo essas dicas, você pode proporcionar felicidade aos seus pacientes e isso retornará proporcionalmente em fidelidade ao seu atendimento. Experimente e seja você também recompensado.
Até o próximo artigo!