A formação de uma equipe interdisciplinar e multiprofissional é a junção perfeita para o bom funcionamento de um consultório odontológico. Funcionários motivados, capacitados e acessíveis buscam a melhoria da qualidade do atendimento e do relacionamento interpessoal com o cliente.
Para isso, entenda as necessidades do seu consultório, padronize o atendimento, instrua seus colaboradores, compreenda as competências de cada um e credite a eles autonomia que para que haja um fluxo de inter-relações capazes de fazerem o estabelecimento funcionar de forma harmoniosa, principalmente no atendimento, que o encaminhará para os demais setores.
Seguem algumas dicas, COMPROVADAS, de como cuidar de sua equipe
- Planejar, pensando no agora e depois, visando condições para tal;
- Executar as atividades propostas;
- Supervisionar e orientar a equipe para guiar, motivar e gerar resultados;
- Somar as contribuições individuais, formando um conjunto para o resultado das decisões tomadas anteriormente;
- Promover treinamentos específicos capacitando-os às atividades propostas;
- Fazer com que os seus colaboradores percebam o resultado daquilo que fazem, assim eles estarão vendo o progresso e serão incentivados a continuar fazendo;
- Reconheça e valorize-os;
- Seja positivo, entusiasmado, enérgico, e ofereça um ambiente de trabalho agradável a equipe;
- Seja flexível e construa saberes em equipe;
- Invista financeiramente;
- Tenha uma comunicação clara e objetiva, o que facilita o entendimento e, consequentemente, o desempenho;
- Trate o seu colaborador como se fosse um dos seus pacientes.
Seguindo essas dicas simples, seu consultório terá um ambiente muito mais agradável e eficiente, o que refletirá na qualidade do seu atendimento.
Até o próximo artigo!