Uma coisa que aprendemos diariamente, é que uma boa parte dos nossos desafios podem ser resolvidos através de uma boa comunicação.
Grande parte dos problemas de muitos dentistas relaciona-se a aquisição de novos pacientes. Esta dificuldade pode estar vinculada a estratégias ultrapassadas de marketing, aumento da concorrência e pacientes já existentes que desvinculam do tratamento.
Então, a estratégia utilizada deve ser a de reavaliar seu plano de retenção. Você está confiante de que seu plano de retenção de pacientes é sólido?
Depois de um bom trabalho, sem dúvida alguma, a comunicação se destaca como um dos principais motivos que proporcionam a fixação do paciente. A comunicação eficaz gera confiança e motivação, e a motivação é o carro chefe para o alinhamento e o comprometimento.
Todo ser humano tem algo peculiar, independente de gênero e idade, a necessidade de atenção, de se sentir de fato importante. A forma como seu paciente será tratado pode determinar esse vínculo de respeito e confiabilidade. Passos simples, como algumas frases, podem estabelecer esses sentimentos. Alguns exemplos:
1) Ao início da primeira consulta você pode com um sorriso dizer: Prazer em conhecê-la Dona Maria, eu espero com meu trabalho suprir todas as suas expectativas do tratamento. E ao final, que tal um “Espero a senhora em breve!”.
Lembre-se: gentileza gera gentileza, e nesse caso confiança!
2) Quando seu paciente estiver ansioso e com medo, pode tentar distraí-lo com uma breve conversa, antes de começar o procedimento. Tente relaxá-lo, demonstrando sempre que tudo ocorrerá bem!
3) Se por acaso, um dia confessarem estarem com algum problema de saúde, lembre-se de perguntar como estão na consulta seguinte. Com certeza, seus pacientes se sentirão gratos pela preocupação e cuidado.
Além dessas dicas, você pode adotar outras estratégias para a manutenção e reativação de pacientes. Todos esses passos podem contribuir, para um amor maior por seu trabalho. Experimente e comprove os resultados!
Até o próximo artigo!