Gestão financeira para consultório odontológico: como fazer

Gestão financeira para consultório odontológico oferece desafios especiais?

Um bom controle financeiro tem papel decisivo para qualquer atividade econômica bem-sucedida. Quando abordamos finanças de clínicas e consultórios odontológicos, é ainda mais importante.

Esse tipo de atividade envolve relacionamento com diversas partes como:

  • Pacientes;
  • Fornecedores;
  • Atividades de controle financeiro;
  • Emissão de notas fiscais, recibos, entre outros.

Por isso, desenvolva controles para realizar um trabalho de qualidade. Seja técnica, ou administrativamente. Vamos apresentar, neste artigo, ações a adotar para uma gestão financeira correta. Sempre com resultado eficiente em seu consultório odontológico.

Cuidados para avaliar cada aspecto envolvido na gestão financeira

Para que uma gestão financeira para consultório odontológico seja eficiente e prove ter qualidade, ao contribuir na obtenção dos melhores resultados e na manutenção da saúde financeira da empresa, é preciso entender a complexidade dessa atividade.

Então, como os serviços envolvem diversas frentes de profissionais com especializações mais especificas, a cada tipo de processo, é importante manter controles centralizados. Esses poderão contemplar todos os detalhes e oferecer grande apoio para as boas práticas de gestão, bem como na tomada de decisões mais acertadas.

Assim, é fundamental usar um software de gestão financeira com funções compatíveis à boa organização de receita do negócio, para evitar perdas e prejuízos

E não podemos deixar de apontar o ganho de tempo representado por controle eletrônico, em comparação aos antiquados ‘sistemas’ de planilhas de papel.

Controle de agenda

Pode parecer apenas um controle acessório, mas a agenda de marcações de consultas é essencial para garantir uma boa gestão financeira para consultório odontológico.

A ausência de uma agenda confiável, desatualizada ou mesmo incompleta pode comprometer a possibilidade de acomodar um maior número de tratamentos e consultas.

Nesse aspecto, manter um cadastro de pacientes com dados atualizados complementa esse tipo de controle de maneira correta e eficaz.

Efetuar o controle de estoques

Fundamentalmente, os estoques são uma peça importante de uma gestão financeira para consultório odontológico, pois a falta de quaisquer componentes pode interferir nos trabalhos e atendimentos.

E ainda, não ter esse tipo de controle pode demandar compras em excesso e aumento de investimento, desnecessariamente.

Ambos são fatores críticos e devem ser analisados, visando o sucesso de qualquer consultório odontológico.

Manutenção de controles sobre trabalho de prestadores de serviços

A boa gestão financeira para consultório odontológico envolve efetuar controle eficiente sobre serviços prestados por terceiros como protéticos e profissionais especializados em determinados procedimentos, bem como demais dentistas e auxiliares.

Controlar envio de trabalhos para acompanhar andamento e retornos são elementos que têm interferência direta na melhoria de seus resultados e na fidelização de seus pacientes.

Manter esses controles, permite, inclusive, determinar melhor espaços em agendamentos de consultas e a garantia de conclusão de serviços e atendimento.

Melhor gestão do fluxo de caixa

Não há como considerar adequada a gestão financeira para consultório odontológico que não tenha como objetivo exercer um acompanhamento detalhado do fluxo de caixa, isto é, apontar entradas e saídas diárias de recursos.

Esse tipo de controle permite identificar e criar ações para cruzar dados, aumentar o faturamento ou reduzir custos, auxiliando a ter um negócio equilibrado e de sucesso.

O descontrole de caixa é determinante para o negócio amargar prejuízos e até mesmo encerrar as atividades.

Definição de precificação

Definir uma boa composição de custos é importante, para uma gestão financeira eficaz. Só assim para estabelecer, da melhor forma, o valor cobrado por suas consultas e procedimentos.

Normalmente, empresas sem controles partem de tabelas definidas por órgãos de controle ou da categoria e aplicam em seus orçamentos aos pacientes.

Entretanto, esse padrão pode levar a prejuízos aos profissionais, devido a custos específicos a sua prestação de serviços – como técnicas específicas, importação de itens, nível de especial.

Portanto, é fundamental ter um controle exato de custos e despesas para definir um preço justo e adequado, tanto ao profissional como a seu paciente.

Descubra como fazer sua gestão financeira para consultório odontológico

Uma gestão financeira para consultório odontológico está relacionada a manter controles adequados de todos os aspectos financeiros e também de relacionamento com seus paciente e fornecedores.

Para que tudo isso possa acontecer da melhor maneira, é importante que se conte com um software de qualidade,  acessado em dispositivos móveis, com segurança. Assim, poderá acessar todos os dados do consultório de qualquer lugar.

Mobidental é um software especialista em clínicas e consultórios odontológicos, muito simples e fácil de usar e com grande segurança para garantir os melhores controles como:

  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios gerenciais.

Portanto, se você busca gestão financeira para consultório odontológico aproveite e conheça a nossa solução para seu consultório. Qualquer dúvida, deixe-nos seu comentário ou fale com um de nossos especialistas.

GOSTOU? COMPARTILHE!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Veja Também

Se inscreva e tenha acesso em primeira mão aos novos conteúdos!



    Solicite uma demonstração

    Com ele você consegue confirmar suas consultas, cuidar dos seus pacientes, organizar seu financeiro, controlar seu estoque, e muito mais 😉!





      Sem compromisso, não mandamos SPAM.

      Tem dúvidas de como a Mobidental pode ajudar o seu negócio?