Uma das contantes reclamações dos gestores de clínicas é a rotatividade de funcionários. Mas o que ele leva isso acontecer? Analisemos o seguinte caso: Você fez várias entrevistas, foi extremamente criterioso e chegou à conclusão que encontrou a pessoa certa, aquela pessoa que faltava para completar sua equipe. Você agora acha que a partir daí tudo vai correr bem? Se assim for, isso pode ser um grande erro!
Você precisa treinar novos membros da equipe corretamente, avaliá-los adequadamente, pagar o salário que merecem e fornecer contínuos investimentos, caso contrário pode-se garantir que sua motivação e a motivação do seus colaboradores não vai ser mesma, ou seja, eles não vão querer ficar muito tempo com a sua equipe e acabarão saindo. Isso é algo que vai lhe custar tempo e dinheiro, uma vez que você vai ter que repetir todos os passos da contratação de um novo membro da equipe.
A ideia desse artigo é discutir como manter seus colaboradores felizes, dando-lhes valor, para que esses não queiram só ficar com você, mas também aumentar o seu desempenho e produtividade gerando excelentes resultados.
A primeira semana deve ser usada como um período de “orientação”. Neste momento você deve explicar as regras, as políticas de atendimento, os códigos de conduta, a filosofia prática, a missão, visão e valores; tudo ao mesmo tempo para que ele sinta bem vindo para se tornar membro da sua equipe.
É muito difícil? De modo nenhum! Você só precisa de tempo e de suas melhores intenções para receber o novo membro de sua equipe e ajudar a pessoa a se ajustar e se sentir como parte do grupo. É muito importante lembrar de perguntar ao novo membro da equipe no final desta orientação, “O que você achou da sua primeira semana?” Se a resposta não for positiva e alegre, comece a se preocupar!
Você precisa fornecer o treinamento correto para seus novos colaboradores, com o objetivo final de reforçar as suas competências, a fim de melhorar seu desempenho. Pesquisas mostram que a melhor maneira de aprender é fazendo um trabalho em condições reais. Você pode atribuir um membro da equipe para o papel de instrutor, ou permitir que o novo funcionário complete algumas tarefas imediatamente. Por exemplo, um novo auxiliar administrativo da sua clínica poderia lançar as receitas e despesas do mês, atender telefones, cumprimentar os pacientes, e muito mais.
Você terá que dedicar algum tempo para verificar as tarefas concluídas e discuti-las. Só então você vai saber o que foi concluído com sucesso e que habilidades precisam ser melhoradas. Este é definitivamente um tempo que requer muita paciência de ambos os lados para que tudo seja feito corretamente.
Por último, mas não menos importante é a avaliação. O ideal é que a cada seis meses, você convide cada um de seus colaboradores separadamente para discutir os seguintes tópicos:
- O que tem ido bem nos últimos seis meses?
- O que você acha que deve ser melhorado?
- O que podemos fazer como equipe e individualmente para contribuir para melhorar nossos resultados?
Esta é a sua oportunidade, você como o proprietário tem de reavaliar seus colaboradores e suas ideias. Você também tem a oportunidade de definir seus objetivos e responsabilidades, e quanto tempo eles têm para completar essas metas. Nesse momento você também consegue perceber se eles estão preparados ou se é necessário formação complementar, talvez através de um curso, se necessário.
Isso vai ajudar você e os membros da equipe manter o seu negócio funcionando sem problemas, gerando assim harmonia entre os membros da equipe.
Até o próximo artigo!