É fato que todos almejamos possuir coisas agradáveis. Mas, qual o preço para isso? Seriam necessárias dívidas desnecessárias? Claro que não! Pois, cá entre nós, é bem difícil fazer progressos financeiros em direção aos seus objetivos, quando você possui uma dívida enorme no cartão de crédito ou um financiamento de anos.
Você pode até supor que esse exemplo seja um exagero, mas não é! Já vimos histórias de diversos dentistas que se autodestruíram em dívidas, por não conseguirem controlar seus gastos pessoais. Qual a vantagem de ter símbolos de status como: mansões, carros de luxo, férias exóticas, jantares caríssimos e não ter um mero tostão em sua conta bancária? E sem falar no pior, nem sequer uma poupança, para eventuais necessidades ou investimentos promissores. Então desta forma, é melhor viver de forma modesta e aos poucos ir aumentando a qualidade de vida, como a casa maior e aquisição de carros elegantes.
Na realidade, o ideal é utilizarmos essas coisas agradáveis para nos motivar a criar cada vez mais uma prática bem-sucedida. Quando você aumenta sua renda e reduz sua dívida, existe uma maior facilidade de comprar objetos de prazer, como carros e casas de luxo. Mas, o fato é que você deve realmente sentir que é o momento certo para isso, afinal, para tudo nessa vida existe um tempo determinado: há o tempo de semear, bem como o tempo de colher. Mas, para isso você deve lembrar, sem plantação, não existe a possibilidade da colheita.
Você como dentista, sabe melhor do que ninguém que sempre haverá amigos, conhecidos e familiares atrás de você tentando vender uma “ótima oportunidade”. Infelizmente, algumas pessoas sempre estarão à procura de um parceiro com os bolsos cheios de dinheiro para conseguir adquirir objetos e momentos de prazer. Se você apoia um amigo ou um familiar financeiramente, sabendo que a pessoa terá a chance de não conseguir arcar com os gastos, você certamente não só perderá seu dinheiro, mas também irá arruinar uma relação de companheirismo e amizade.
Então, invista no que é o certo! E o melhor investimento é na sua prática odontológica. Se você investir no crescimento de sua prática, aumentando a produção e melhorando as habilidades, esse investimento lhe pagará várias vezes durante sua carreira. Você conseguirá um retorno muito melhor através da odontologia, do que sair com seus amigos e familiares para diversos restaurantes de sushi peruanos.
E trabalhar com foco e planos financeiros é muito melhor. Afinal, é sua aposentadoria que está em jogo. É importante você se planejar todo ano para rever suas prioridades, fazer ajustes necessários e definir novos investimentos.
A aposentadoria pode ser como um daqueles assuntos chatos que ninguém quer pensar, mas um dia pode ser tarde demais. Então, não só pense, aja! As escolhas financeiras que você faz agora terão um enorme impacto no seu futuro. A jornada da aposentadoria é longa, mas quanto mais cedo você começar, mas suave será sua caminhada até chegar lá.
Então, boa sorte e vamos lá! Comece a se programar, porque não há problemas em ter, e sim em dever!