Paciente e Dentista

Criando uma máquina de vendas: O poder e influência de uma indicação!

Você já deve ter ouvido falar do famoso “boca a boca” e talvez não saiba que ele é uma poderosa ferramenta de comunicação para sua clínica.

O “boca a boca” é uma das mais antigas e efetivas formas de fazer marketing, nunca saiu e nunca sairá da moda, em todos os segmentos.

Na odontologia não poderia ser diferente. Pesquisas mostram que 50% de uma venda já está garantida quando um paciente chega através de uma indicação. E o que isso significa?

Significa que VOCÊ tem uma equipe de vendas, com um custo extremamente baixo, que são os seus próprios pacientes. Como toda equipe de vendas seus pacientes precisam ser treinados e munidos de informações sobre os seus serviços. Mas como motivar seus pacientes a fazerem esse trabalho para você? Você precisa ensiná-los sobre você.

Ajude-os a perceber que você é diferente e automaticamente eles começarão a se munir de informações sobre você. Fale, de forma natural, quais são os seus diferenciais tecnológicos. Lembre-se de informá-los das novidades que são postadas no seu site, tudo isso com muita naturalidade. As pessoas precisam ouvir, sentir, ver e experimentar uma mensagem de cinco a sete vezes antes de se lembrar dela. Lembre-se, você dever ser capaz de fazer com que ele seja o seu melhor vendedor. A repetição é a chave para aprender, lembrar e consequentemente compartilhar.

Reconheça e valorize o trabalho deles.

Toda equipe de vendas precisa ser reconhecida pelo bom trabalho que faz. Então não se esqueça de expressar gratidão aos seus pacientes, nem que seja através de um simples e-mail, SMS ou uma carta manuscrita com uma nota de agradecimento. Para isso, não esqueça de perguntar aos novos pacientes de quem foi a indicação e documentar.

Você deve ir um pouco além das simples perguntas como “Você veio através de alguma indicação?”, mas também perguntas mais elaboradas: “O que levou você para o nosso site?”. Os novos pacientes podem dar crédito ao site mesmo que tenham ouvido falar pela primeira vez sobre você por seus amigos. Além disso, se eles disserem que um amigo indicou, você deve ir um pouco mais fundo. Diga: “Enviarei uma nota pessoal para agradecer-lhe a confiança em nós”. Isso deixará uma boa impressão com os novos pacientes e pode até mesmo incentivá-los a indicar outros pacientes.

Comece agora mesmo a conquistar.

Forme a sua equipe de vendas de pacientes. Cuide deles e trate-os muito bem. Entregue-lhes informações e os eduque, em seguida peça para fazer o que você deseja. Eles compartilharão a mensagem se eles finalmente perceberem o cuidado especial que você tem com eles. Em troca, você terá novos pacientes da melhor fonte de referência possível.

O marketing externo também é importante, mas sinta-se confiante de que cada um dos seus novos pacientes podem enviar dois ou mais. Com isso, o ROI (retorno sobre investimento) é maximizado, minimizando os custos e aumentando o lucro.

Até o próximo artigo!

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