Minha equipe não entende o que precisa ser feito.
Por que a minha secretária não é mais proativa?
Minha equipe poderia produzir mais.
Isso soa familiar para você?
Frequentemente estes e outros comentários são muito comuns à equipe de dentistas, o que gera uma constante fonte de frustração.
Enquanto os colaboradores cometem erros e executam as tarefas abaixo das expectativas, por vezes, os dentistas devem perceber que eles são os líderes da sua clínica e de sua equipe. Se a equipe não está se saindo bem em alguma área, algumas perguntas devem ser respondidas:
- Ela recebeu a formação adequada?
- Será que a execução das suas tarefas estão documentadas passo-a-passo?
- Existe desde o dentista a cada membro da equipe uma descrição do seu trabalho por escrito, detalhando as suas responsabilidades e deveres?
- Será que a sua clínica fornece treinamento e incentivo para ajudar a equipe quando as coisas dão errado, e elogios quando as coisas dão certo?
Construir uma equipe melhor começa com você dentista.
Você pode tornar tudo mais fácil para que a sua equipe tenha um bom desempenho. Isso significa dar aos colaboradores as ferramentas certas para que eles possam executar suas tarefas com excelência, e assim se sobressair em suas posições.
Aqui estão três maneiras de ajudar seus colaboradores a melhorar o desempenho:
1) Comunicação constante – Mantenha sempre a sua equipe informada sobre o que está acontecendo. Compartilhe com seus colaboradores qual é a visão e os objetivos da sua clínica (Missão, visão e valores). Faça pequenas reuniões diárias (Daily Meeting) e uma reunião mensal para manter todos alinhados. A reunião diária, realizada a cada manhã, dá toda a equipe uma noção do que se esperar do dia de trabalho que está começando, como retorno de pacientes, consultas abertas, serviços de laboratórios, etc. A reunião mensal deve se concentrar em questões mais amplas, como a substituição ou melhoria dos processos, treinamentos de atendimento ao cliente, entre outros.
2) Clareza nas expectativas – Para um bom desempenho, os membros da equipe precisam saber o que eles devem realizar, isso ajuda a compreender totalmente o que fazer e quando fazer suas tarefas . As tarefas específicas que precisam ser concluídas em um determinado dia, devem ser transmitidas aos membros da equipe na reunião diária (Daily Meeting). Deixe claro a importância da tarefa no processo e o quanto é importante que ela seja bem realizada para a equipe obter o sucesso.
3) Treinamento – Com as mudanças na odontologia, os membros da equipe precisam atualizar suas habilidades. Assim como os dentistas são obrigados a fazer uma certa quantidade de especializações, os membros da equipe, tanto clínicos quanto profissionais administrativos, também devem receber treinamento em temas apropriados frequentemente, para que eles possam se manter em constante evolução.
Conclusão
Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir para sua reconstrução. Use as três ferramentas descritas aqui para ajudar sua equipe a ter sucesso. Você vai ser um líder melhor, e você vai ter uma equipe mais forte como resultado.