Gamificação na Odontologia: Uma poderosa estratégia

Como garantir o aumento e a permanência de pacientes em sua clínica? Estratégias que podem fazer toda a diferença para o seu sucesso.

 Primeiramente, vamos começar entendendo o que é esse termo denominado gamificação. De origem inglesa (gamification), se refere a estratégias de jogos que visam despertar o interesse de um público específico, visando envolvê-lo e motivá-lo a atingir seus objetivos. Com uma frequência cada vez maior, esse conjunto de técnicas tem sido aplicado em campos variados, tais como saúde, educação, políticas públicas e esportes.

Para que você entenda como funciona a gamificação e por que a implementação desta estratégia de crescimento em seu programa de marketing odontológico é fundamental, devemos relembrar que o comportamento humano está envolvido com seis elementos básicos que dirigem todos os jogos de sucesso: desejo, incentivo, desafio, recompensa, feedback e domínio. Assim, todos os seres humanos estão ligados a um desejo inato de se tornarem o melhor em uma atividade específica, e, o mais importante, de serem recompensados por sua competência e dedicação. E é nesse ponto que atua a gamificação, por meio de mecanismos que atraiam o paciente através de sua cativação. Pensando nisso, identificamos 5 pontos fundamentais das estratégias mais utilizadas para se obter sucesso usando técnicas de gamificação, que são: pontuação, emblemas, cumprimento de tarefas, níveis de colocação e desafios.

Os novos pacientes em perspectiva (assim como seus pacientes existentes) estão cada vez mais repletos de compromissos, que proporcionam maiores dificuldades na assiduidade de suas consultas. Por isso, há a necessidade de se criar novas metodologias para garantir a permanência e atração de novos pacientes. Como falamos no parágrafo anterior, a técnica de gamificação, apesar de ser nova, é uma excelente estratégia para conseguir atingir esse objetivo.

A gamificação utiliza estratégias para melhorar a comunicação e ação, e por sua vez, cria experiências mais memoráveis para seus pacientes, estimulando seu engajamento na aderência ao tratamento das seguintes maneiras:

1)      Envolvimento – Dentistas devem ampliar o envolvimento dos pacientes existentes e potenciais, levando ao aumento de referências, uma melhor aceitação, que implica diretamente no aumento das taxas de conversão.

2)      Interação/Intimidade – O tratamento se torna mais interessante para os pacientes quando eles estão conectados a um dentista específico, isso estabelece uma relação de confiança que proporciona vínculos. Além disso, a gamificação aproveita essa interação para atividades de ação/recompensa com os pacientes. Analisemos a seguinte situação:

Imagine uma criança que em toda consulta receba um prêmio como recompensa pela sua assiduidade, isso estimula seu retorno ao tratamento para aumentar sua coleção de presentes. Não é necessário utilizar coisas grandiosas que despendam muitos gastos, mas simples recompensas podem ser o diferencial para atrair seu paciente.

Além desse exemplo, podemos criar outras situações em que essa ideia pode ser aplicada, como num tratamento ortodôntico. O paciente faz um compromisso por um período de aproximadamente 24 meses, uma forma de incentivá-lo poderia ser oferecer uma taxa de desconto para aqueles que realizarem as manutenções nos dias programados.

3)      Influência – Alguns incentivos podem ser utilizados como forma de encorajar os pacientes a compartilharem os “jogos” com seus contatos sociais. Estimulando estes a divulgação em redes e convívios sociais, o que ajuda a impulsionar o marketing “boca-a-boca”, encorajando os envolvidos entrar no(s) “jogo(s)”, o que finalmente aumenta o tráfego de novos pacientes.

Pesquisas indicam que pelo menos, 20% de todos os dentistas utilizam ou utilizarão estratégias de gamificação nos próximos anos, essa tem se tornado um componente vital para retenção de pacientes e aumento no faturamento, uma vez que o investimento inicial é baixo em relação aos meios já utilizados atualmente. Dê asas à sua imaginação e comece a pensar como implantar a gamificação na sua clínica e/ou consultório. Boa sorte, até o próximo artigo!

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