Após todo o sacrifício que se passa desde a escolha da carreira, de passar no vestibular, de se formar, entrar no mercado de trabalho e ainda realizar o sonho de criar uma clínica odontológica própria, existe a reflexão sobre como iremos fazer para mantê-la em pleno funcionamento, com um crescimento interessante no decorrer do tempo.
Ao montarmos esse tipo de empreendimento, devemos pensar em várias coisas, desde aonde iremos instalar o nosso consultório, até a escolha de funcionários preparados e que estejam aptos a realizar os serviços que precisamos que sejam feitos, ou seja, pensamos mais como um pequeno e novo empreendedor do que realmente como um dentista.
Clientes e a clínica odontológica
Depois de tirarmos do papel esse sonho, devemos dar forma para o mesmo, com a prospecção de clientes para a mesma, pois sem a presença do público não conseguiremos que o nosso consultório mantenha-se em pé por muito tempo, e não queremos que, depois de tanto sacrifício e trabalho duro, o nosso pequeno negócio seja destruído por escolhas de marketing que não deram certo.
Para conseguirmos os primeiros clientes fazemos qualquer coisa, investimos em folhetos (que muitas vezes nem chegam às mãos de possíveis clientes), em cartazes em vários lugares, gastamos dinheiro, que ainda não temos, para colocar o nome do consultório em jornais, e com tudo isso, se tivermos sorte, teremos conquistado alguns clientes.
Com essa conquista de poucos, mas importantes clientes, trabalharemos duro para que sejam bem atendidos, desde a secretária até o tratamento dado pelo doutor e esperamos, que com isso, o paciente leve toda essa experiência positiva para conhecidos. Consequentemente, o efeito desse processo é promover um aumento do número de pacientes, já que pacientes mais recentes indicarão para ainda mais pessoas e assim o processo se dá, continuamente.
Marketing e a clínica odontológica
Essa forma é algo que é comprovadamente funcional, mas pode ser apenas um começo, uma ponta em um grande Iceberg de ‘Marketings’ que poderiam ser realizados para angariar novos clientes. Existem várias formas e teorias que se encaixam perfeitamente com essa necessidade específica de uma clínica odontológica, o que a diferencia de qualquer outro tipo de empresa. Pode-se usar o marketing de conteúdo, que não se baseia na entrega de ações para conquistar clientes, mas sim no fornecimento de informações para que os potenciais clientes acabem escolhendo a sua empresa para fazer negócio. Uma das formas que seriam até inimagináveis para um negócio onde o contato interpessoal é indispensável e essencial para ser realizado o serviço é o marketing digital.
Marketing digital e a clínica odontológica
Embora até certo ponto possa parecer algo em que não há envolvimento entre pessoas, o marketing digital é algo que, diferentemente do que se imagina, irá ajudar muito nesse contato paciente- cliente.
É uma forma única, moderna e inteligente, de aumentar o alcance do público alvo, algo que medidas já citadas anteriormente, como anúncios em jornais e folhetos, não chegariam nem perto.
A ideia de entrar em mídias sociais é algo que deixou de ser importante e hoje é necessário, pois mídias como Facebook, são acessadas por milhões de pessoas diariamente, permitindo portanto uma troca de informações que seriam impossíveis pessoalmente. Em suma: marketing digital é como um tratamento personalizado, só que realizado para alcançar um número abrangente de pessoas. Não deixe de testar esse tipo de estratégia em sua clínica odontológica! Que tal começar hoje?