Possuir uma ferramenta de marketing é algo que necessitamos, não importa se estamos montando uma empresa ou se somos grandes CEOs de uma empresa multinacional opulenta. Sabemos que o marketing é uma ferramenta essencial para manter uma gama de clientes abrangentes. O consultório odontológico também é uma empresa, e por isso também precisa possuir mais clientes para manter o seu funcionamento, como qualquer outro negócio.
A propaganda de um consultório odontológico não é algo tão elaborado quanto poderia. O marketing nessa área se baseia em coisas, vamos dizer, primárias, como entrega de folhetos e propagandas em jornais de bairro; e funciona, primordialmente, por meio da indicação de seus clientes para conhecidos, o que chamamos de boca a boca. Convenhamos algo que não possui um grande alcance quanto desejável.
Essas ferramentas funcionam para conseguir atrair a atenção de pessoas que estão envolvidas em uma região específica; no entanto, para aumentar clientes pode se utilizar estratégias simples de marketing, ferramentas que as mais diversas empresas utilizam.
Marketing de conteúdo para odontologia
Nesse caso, vamos usar uma estratégia que muitas empresas utilizam, tais como a Coca-Cola, Red Bull, entre outras marcas já consolidadas. Trata-se do Marketing de Conteúdo, mas voltado para a odontologia.
O marketing de conteúdo é uma estratégia de captação de pacientes diferente do que já se está habituado. Afinal, conhecemos a estratégia de se entregar uma amostra física de algo, ou um desconto, para atrair um novo consumidor.
Contudo, com essa nova forma você não estará entregando a apresentação de seu serviço e sim informações de qualidade voltadas para a odontologia, fazendo com que o seu cliente fique mais inteligente e assim mais capaz de fazer uma melhor decisão de compra.
Essa estratégia se baseia no fato de que nós, como empresa, devemos entregar com consistência, e certa continuidade, uma informação que seja valiosa para os compradores, e com isso, esses acabam nos premiando com sua lealdade ao começar a fazer negócios com nossa empresa.
Esse conceito pode parecer muito metódico, algo que dificilmente seria adaptável a um simples consultório e a um pequeno dentista, mas isso é algo que não existe. Como explicamos anteriormente, por menor que seja o seu consultório, esse é uma empresa também, e por isso o marketing de conteúdo pode se encaixar perfeitamente em seu negócio.
E sua clínica odontológica nisso tudo?
As premissas podem ser encaixadas no mercado odontológico. O primordial para um dentista é o relacionamento entre paciente – cliente, esse relacionamento ocorre visto que, por menor que seja o tratamento, haverá uma convivência que se estenderá por meses. Esse envolvimento entre o paciente e o cliente pode gerar novos clientes, com o simples boca a boca, no qual seu cliente poderá indicar os seus serviços para um conhecido dele, e assim sucessivamente.
De fato existem consultórios que conseguem se manter apenas com esses clientes, mas vale ressaltar que de fato se você quiser expandir os seus negócios, é fundamental usar o marketing de conteúdo.
Que tal começar hoje usando o marketing de conteúdo para sua clínica odontológica?
Até a próxima!