Você pode imaginar um jogo de futebol sem regras? Ou, dirigir na hora do rush, sem leis ou diretrizes que regem o trânsito? O resultado óbvio seria confusão e caos.
Essa mesma lógica aplica-se a todas as organizações. Se não houver normas e regras para os colaboradores eles não sabem o que é esperado deles. Frustração, confusão, desentendimentos e esforços desnecessários certamente acontecerão nas equipes.
Para que o seu negócio mantenha-se competitivo no mercado é necessário que fatores como esses sejam eliminados da sua organização. Para se conseguir tal feito é muito importante que sua Visão, Missão e Valores estejam muito bem definidos.
Veja o que cada uma significa e como defini-las baseado em pesquisas realizadas pelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do INSPER.
Missão: Se sua empresa não souber para que ela existe, não conseguirá definir uma estratégia de crescimento, pois os objetivos da empresa não serão claros.
A declaração da missão serve como base para a construção da estratégia (objetivos, indicadores e metas).
Uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo. Também deve ser inspiradora e desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros para levar um benefício cada vez melhor para o público-alvo.
Muitos especialistas defendem que a declaração da missão deve ser curta para que seja lembrada, vivenciada e transmitida por todos os envolvidos no negócio. No fundo, essa deve servir como um mantra, uma crença que orienta a existência da organização.
Visão: Definida a missão, é o momento da empresa determinar uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos claros e específicos para serem alcançados nos próximos anos.
Se a empresa quer ser a maior, a melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, deverá definir indicadores e metas paras saber se está alcançando seus objetivos.
Ao contrário da missão, é muito difícil encontrar uma definição da visão de uma companhia que contenha os objetivos, os indicadores e as metas. Em geral, tais informações não são divulgadas publicamente e algumas empresas são impedidas de “prometer” resultados para os investidores.
Valores: Nem todas as empresas que definem missão e visão chegam a elaborar uma lista de valores que orienta o comportamento da organização.
Outras já usam sua lista de valores nos processos seletivos, nos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.
Se, por um lado, esse trio é vital para o planejamento do negócio, por outro, é um compromisso que exige disciplina do empreendedor e de seu time, que beneficia uma comunidade ou sociedade na qual a empresa atua.
Então, já definiu a missão, visão e valores de sua empresa? Se não, que tal fazer isso hoje?
Fontes: revistapegn.globo.com, endeavor.com.br