Pessoa

Paciente desenvolve amnésia após tratamento de canal

Um militar inglês, W.O, 38 anos, após se submeter a um tratamento de canal desenvolveu um tipo de amnésia, denominada de anterógrada, relacionada à incapacidade de armazenar novas memórias. A amnésia anterógrada é rara e se associa a alterações estruturais do cérebro, principalmente no hipocampo, uma vez que essa região envolve diretamente a memória.

Segundo os relatos, todo o processo foi executado normalmente para uma consulta odontológica de rotina para tratamento de canal. O procedimento se iniciou às 13:40 horas e imediatamente antes do início do tratamento foi injetado o anestésico Citanest 3% com Octapressin . Após o término do procedimento, às 14:30 horas, se tornou evidente que o paciente  estava pálido e fraco, e não conseguia manter-se em pé. Registros e observações indicaram que ele estava “vago” e com a “fala lenta”, assim com a suspeita de um incidente vasovagal, o medicaram com comprimidos de dextrose e alto fluxo de oxigênio. Até as 17:00 horas a sua condição não tinha apresentado nenhuma melhora, então ele foi conduzido a um hospital, no qual ele permaneceu internado durante 3 dias.  Diagnosticaram o problema de memória e o desenvolvimento de zumbidos nos ouvidos.

Nos dias posteriores ao incidente, W.O só era capaz de se lembrar de novos eventos durante 10 minutos. Ao final de um mês, sua capacidade de armazenamento ampliou-se para 90 minutos, permanecendo estável desde então. O episódio ocorreu em 2005 e foi publicado atualmente como caso clínico.

Mesmo meses após o incidente, W.O não apresentava evolução  em seu quadro clínico, assim  visando oferece-lhe um melhor qualidade de vida, sua  família voltou para a sua casa de infância no Reino Unido. W.O conhecia a casa, geografia e amenidades locais, o que propiciou ajuda na sua orientação e auto-gestão de sua condição. Embora ao longo dos anos W.O tenha de certa forma se ajustado a sua situação, todas as manhãs ele fica surpreso ao acordar na casa de sua mãe, todos os dias acorda acreditando que ainda está no exército e que é o dia da consulta odontológica.

Assim, todas as manhãs sua esposa o conduz ao computador para atualizá-lo dos principais acontecimentos dos últimos anos. Alguns eventos que ocorreram desde o início de sua condição em 2005 continuam a provocar-lhe uma verdadeira surpresa ou espanto cada vez que ele vê ou ouve sobre eles, como o casamento de alguns amigos da família ou do falecimento de algum animal de estimação. Desta forma, W.O administra sua vida diária, que permanece orientada ao longo do dia, através do uso de um acesso contínuo a um diário eletrônico e avisos.

Os médicos ainda estão investigando a situação, e nunca viram um caso semelhante na prática clínica, no entanto acreditam que a amnésia pode ter sido ocasionada por uma reação incomum ao anestésico usado durante a intervenção,  mas nada ainda foi comprovado.

Fonte: Neurocase, 2015

GOSTOU? COMPARTILHE!

Solicite uma demonstração

Com ele você consegue confirmar suas consultas, cuidar dos seus pacientes, organizar seu financeiro, controlar seu estoque, e muito mais 😉!





    Ao enviar o formulário concorda com nossa Política de privacidade.

    Tem dúvidas de como a Mobidental pode ajudar o seu negócio?