Treinamento de atendimento ao paciente: 4 dicas para aplicar!

Manter um bom relacionamento com seus pacientes é fundamental. Seja para garantir um resultado sempre melhor ou satisfação daqueles que precisam de maior atenção. E, dessa forma, a oferta de atendimento diferenciado.

Importante, então, adotar algumas medidas que possam diferenciar seu atendimento em relação à concorrência. Esse é um fator que agrega valor a seu consultório e permite que o paciente seja fidelizado.

Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas para aplicar em um treinamento de atendimento ao paciente. Para que sua empresa, consultório ou clínica, possa se destacar e conquistar muito mais pacientes.

O amplo universo de um atendimento

Quando se pensa em atendimento, é comum entender que ocorre somente no momento de prestação de serviços. Entretanto, envolve muitos aspectos além do que está relacionado à própria prestação de serviços. Inclui desde o atendimento telefônico até contatos posteriores aos tratamentos em si.

Por isso, é importante contar com treinamento de atendimento ao paciente. Afinal, contemplam-se todos os aspectos que trazem a potencial satisfação do paciente. E ainda a constatação de que escolheu o melhor local para ser atendido.

A seguir, apresentamos 4 dicas que podem ser desenvolvidas com um bom treinamento de atendimento ao paciente. Será o diferencial para seus serviços.

1.     Atenção em todos os momentos do atendimento

Estar acessível é a ideia-chave para um bom atendimento. Muitas vezes, o paciente desiste por não conseguir manter contato com a clínica ou consultório. Isso ocorre por problemas de estrutura em atender, ou até mesmo retorno ao público.

Quando se dispõe de treinamento de atendimento ao paciente de qualidade, é possível identificar as possibilidades de melhoria no processo de atendimento. E corrigir eventuais falhas ou necessidades de adotar recursos que permitam controlar as pendências de atendimento. Ou ainda, redirecionar contatos para que o paciente possa se sentir adequadamente tratado e valorizado.

Muitas vezes, o atendimento do tratamento seria excelente, mas foi interrompido antes mesmo de ocorrer. Pode ser por uma dificuldade ou mau atendimento inicial.

2.     Cuidar da agenda

Um treinamento de atendimento ao paciente deve focar em todos os cuidados relativos aos agendamentos dos pacientes.

Manter contatos com alerta sobre consultas e confirmações com antecedência. Essa é a regra para que pacientes se sintam satisfeitos com a atenção dedicada.

Uma boa impressão ao paciente é causada por ações como:

  • Alertas sobre retornos;
  • Informações sobre disponibilidade de horários;
  • Reagendamento com antecipação dos atendimentos;
  • Personalização na comunicação,

E muitos outros aspectos causam uma excelente impressão e demonstram organização e consideração com o paciente. Manter a organização e cumprimento dos horários se torna consequência de agenda bem estabelecida e controlada.

3.     Manter contatos em datas especiais

Um treinamento de atendimento ao paciente de boa qualidade deve focar em manter contatos habituais em datas importantes com pacientes. Isso inclui datas comemorativas gerais, e também aquelas representativas para a pessoa. Exemplos: aniversário do próprio ou de familiares que também sejam atendidos no local. 

Afinal, todos gostam de ser lembrados e ter a atenção para com seus familiares. Tal ação promove relacionamento mais pessoal e presente. Sendo capaz de estreitar laços e trazer maior confiança e credibilidade. Acredite, isso faz uma grande diferença e gera impacto positivo sobre seu fluxo de caixa.

4.     Conheça seu paciente

Um bom treinamento de atendimento ao paciente deve focar nas formas de manter seu paciente com a sensação de que o profissional se preocupa com ele.

Existem pessoas dos mais variados tipos, que desejam atendimento mais afinizado a seu perfil. Conhecer e ter controle sobre as características de cada paciente e efetuar um relacionamento dentro dessas expectativas é fundamental.

Entendendo treinamento de atendimento ao paciente

Vimos dicas que podem ser adotadas quando se participa de um treinamento de atendimento ao paciente diferenciado. Antigamente as pessoas falavam “Trate o seu paciente como você gostaria de ser tratado”. Contudo, a regra de ouro mudou e agora é “Trate o seu paciente como ele gostaria de ser tratado”. Assim, você terá muito mais resultado!

Experimente perguntar, por exemplo:

  • Qual é o tipo de música que ele gosta de ouvir;
  • Quais são seus hobbies etc.

Dessa maneira, você saberá exatamente do que seu público gosta e conseguirá direcionar a comunicação de forma mais assertiva. Para isso, a tecnologia pode ajudar muito.

A Mobidental, portanto, está pronta para auxiliar seu consultório ou clinica odontológica. Por meio do fornecimento da mais completa plataforma de gestão e atendimento aos profissionais de odontologia.

Quer se aprofundar? Leia também: 7 Frases poderosas que você deve usar em seu consultório odontológico Deixe seu comentário com experiências sobre treinamento de atendimento ao paciente.

GOSTOU? COMPARTILHE!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Veja Também

Se inscreva e tenha acesso em primeira mão aos novos conteúdos!



    Solicite uma demonstração

    Com ele você consegue confirmar suas consultas, cuidar dos seus pacientes, organizar seu financeiro, controlar seu estoque, e muito mais 😉!





      Sem compromisso, não mandamos SPAM.

      Tem dúvidas de como a Mobidental pode ajudar o seu negócio?